Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com

 

ASTROS & ESTROS

A EDITORA

Vera Maria Viana Borges, nascida em Rosal, 5º Distrito de Bom Jesus do Itabapoana. Desde a infância nutriu interesse pelas letras e pelas artes em geral. Fundadora, editora e redatora de ASTROS & ESTROS, boletim informativo de Prosa & Poesia, com Circulação Nacional e Internacional fundado em maio de 1996.

Apaixonada pela LITERATURA, escreve em prosa e em verso desde criança; dedica-se também à Música e à Pintura.
Autora de:
DE - VERAS... DI - VERSOS... (Trovas, Sonetos e Poemas);
TRILHAS POÉTICAS (Sonetos)
CIRCUNSTÂNCIAS (Poemas);
DEIXE CRISTO RENASCER (Sonetos com ilustrações);
ENQUANTO HOUVER TEMPO (Prosa);
TRAJETÓRIAS (Romance);
DAS BRUMAS DO PASSADO (HISTÓRIA)

 

 

HISTÓRICO

ASTROS & ESTROS, Boletim fundado, editado e redigido por VERA MARIA VIANA BORGES, sem fins lucrativos. Confeccionado apenas pelo imenso amor ás letras, tudo sob suas próprias expensas.

O Boletim Alternativo de Prosa & Poesia, ASTROS & ESTROS, com circulação Nacional e Internacional era apenas sonho. Sonho que fora tomando forma, fora se fortalecendo e acabou por se concretizar!... E foi sob o signo e as bênçãos de MARIA, Mulher Forte e Mãe que ele veio a lume. Era mês de maio de 1996... A brisa trescalante do "monsenhor" e das belas e perfumadas rosas dos encantáveis jardins, dos artísticos buquês em homenagem às mães, dos delicados arranjos das noivas e da decoração de lares e altares, impregnava a atmosfera perfumando o nosso primeiro número...

Nasceu ASTROS & ESTROS, simbiose de amor e ideal, 8 (oito)pequenas páginas repletas de textos selecionados de escritores consagrados e de autores contemporâneos. Enquanto Oriente e Ocidente conturbam-se de egoísmo, paixões exacerbadas se sobrelevam aos mais elementares princípios, não se respeitando sequer a dignidade humana é deveras salutar que se faça algo para que se dissipe esta nuvem de discórdia. A idéia inicial foi unir ASTROS da literatura. Através das publicações, fomos reunindo "Astros" com seus "Estros", identificando tendências, ilustrando com fatos, com inspirados versos, textos claros e enxutos, com toques diferenciados. O contato foi muito estimulante. Continuamos nossa missão a serviço da Vida, do Amor e da Esperança, conduzindo-nos através da ARTE, aos páramos dos sonhos, à fraternidade universal, sem preconceitos de raça, cor, língua, religião, desenvolvendo os valores humanos, apreciando o BELO, o BOM e o BEM, sem sombra de dúvidas o melhor investimento para a construção do mundo com o qual sonhamos.

 

EDITORIAL
"Onde existe uma vontade , existe um caminho". (Bernard Shaw)
Só mesmo este desejo, esta vontade imensa de estar em contato com poetas e escritores contemporâneos para manter a chama acesa deste ideal maior, de ver registrada a história atual de nossa Literatura, pôde abrir este caminho, este modesto veículo de comunicação, o simples, humilde e despretensioso "Astros & Estros" que nos irmana, que nos mantém em contato e que nos dá tanto prazer. Para estes registros vou garimpando aqui e ali jóias raras de beleza ímpar, que leio e releio, selecionando para a publicação, para o meu próprio deleite e deleite dos que porventura possam recebê-lo direta ou indiretamente e tenham paciência de dar atenção a este tão singelo trabalho.
"O vento é o mesmo: mas sua resposta é diferente em cada folha." (Cecília Meireles) Cada ser humano tem seu ponto de vista. Nem todas as pessoas se interessam por estas preciosidades; hoje infelizmente valoriza-se muito o lado material. O que seria da matéria sem o espírito?
"Todos os dias deveríamos ler um poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas. "(Goethe) Baseando no pensamento deste nosso mestre, conclamo a todos os correspondentes para que enviem suas obras para que na medida do possível possamos inserí-las e divulgá-las para que mais e mais pessoas possam usufruir das maravilhas que fazem tanto bem à alma e ao coração, devendo ainda, sempre ser mensagem construtiva para a transformação do mundo, para orientação da família, verdadeira Escola de Humanidade e Amor, Sementeira de Vocações, Célula-Mãe da Sociedade, Transmissora de Valores e Virtudes. É somente no seio familiar que experimentamos o Amor e a Fraternidade. Façamos de nossa arma, a "pena", a nossa caneta, a nossa palavra, o nosso exemplo, o nosso jeito de ser, o instrumento e a força para que sejamos uma FAMÍLIA e que o novo século e novo milênio que iniciam sejam de PAZ, AMOR, e FELICIDADE.

BEST ALTERNATIVE MAGAZINE: ASTROS & ESTROS - Vera Maria Viana Borges (Brazil)
HONRARIA conferida pela Associação Internacional de Escritores e Artistas - Presidente Dr. Teresinka Pereira.

 

CÂMARA MUNICIPAL-Bom Jesus do Itabapoana-RJ


Levo ao conhecimento de Vossa Senhoria que em Reunião deste Legislativo realizada dia 22 do corrente, foi apresentado e aprovado por Unanimidade requerimento de autoria da Vereadora Maria Áurea Megre Mansur Hobaica e Outros, nos seguintes termos:
“Exmº. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana-RJ.
Requeiro, ouvido o Plenário, seja feito expediente a Ilmª. Srª. Vera Maria Viana Borges, apresentando-lhe as mais efusivas congratulações desta Casa, pela confecção do boletim alternativo Prosa & Poesia de nº 06, do corrente ano, de Astros & Estros, contribuindo grandemente para o enriquecimento cultural de nosso povo. - Sala das Sessões, em 22 de outubro de 1996.-(a)-Maria Áurea Megre Mansur Hobaica, Carlos Ney Costa Pires, Luciano de Souza Nunes, Ismael Borges de Alvarenga, Severino Pereira de Rezende Neto, Valdevi da Silva Ramos, Paulo Roberto Pimentel.-Vereadores.”
Atenciosamente,
(a) Dr.Celso de Rezende Teixeira(Presidente da Câmara).

 

 

IMPORTÂNCIA DO FATO
Luciano Bastos

Vou confessar a indecisão de como escrever sobre este fato. Acho-o tão excepcional que receio não expressá-lo como merece. Há um ano uma mulher de talento lançou uma publicação bonjesuense, um boletim alternativo de Prosa e Poesia. Deu o nome de “Astros e Estros” e foi dizendo que os humanos são caminhantes de uma mesma jornada e que devemos nos unir para dizimar a tristeza e dissipar a discórdia. E citou a Via Láctea, a beleza exuberante do conjunto de tantos astros, e afirma: “A maior beleza é a união / pois uma estrela sozinha / não será tão bela não”. Pelo engenho poético, inspiração e rica fantasia fica o significado de estros, sublimando, o título.
Esta mulher de fibra e sensibilidade é Vera Maria Viana Borges. Que sopra a primeira vela de aniversário da publicação, com circulação nacional, levando enlevo, poesia e amor. Tudo isto às suas expensas. E com aquele seu jeitinho gracioso e especial, no seu registro, vai distribuindo as macias, perfumadas e delicadas pétalas de rosas que ela colheu no enlevo de sua imaginação, a todos os seus amigos, confrades e familiares.
Aqui fica o registro com os aplausos que sei ser de todos. Romain Rolland comentando sobre os chamados heróis da história que triunfaram pelo pensamento ou pela força, disse que heróis são aqueles que foram grandes pelo coração. E conclui: “O “coração” não é apenas a região da sensibilidade, entendo ser ele o vasto reino da vida interior”.
Vera Maria alia ao pensamento o seu coração, ao que escreve tenta conseguir, pouco a pouco, o que na estréia preconizou.

(Transcrito de “O NORTE FLUMINENSE” - edição de 11 de maio de 1997. O autor é advogado, jornalista, historiador, membro de várias entidades culturais, clubes de serviço e emérito educador)

 

 

Joaquim Francisco de Castro-Gondomar-Portugal

Porque não encontro palavras ajustadas para enaltecer as belezas inauditas implantadas em Astros & Estros, limito-me a endereçar-lhe os meus agradecimentos por se ter dignado honrar-me com a oferta dos exemplares nºs 01 e 03 de maio e julho, cuja leitura muito me seduziu.
A senhora, possui uma beleza inaudível de escrever prosa e poesia, qualquer que seja o tema, o estilo é sempre cativante, atrativo e apaixonante, pelo que confesso deslumbrado. Junto-lhe um soneto que lhe dedico com muito carinho, certo de que lhe fico ainda devedor de muita admiração e respeito até à eternidade...

Estrela de Astros & Estros

Joaquim Francisco de Castro (Gondomar, Portugal)

“Astros & Estros” Boletim de encantos
A prosa e poesia nele brilham,
As estrelas lhe vestem lindos mantos,
Da sublimidade, compartilham.

Vera Maria Viana Borges, é,
A Estrela que mais brilho resplande,
Deslumbra em poesia, arte e fé,
Na sua linda alma, a luz, se expande.

“Astros & Estros” doce, me enviou,
O que a minha alma deslumbrou
Por carregar beleza e suavidade.

Deste cantinho meu, em Portugal,
Saúdo do Brasil, a intelectual
E um mundo lhe envio de amizade.


LER É CRESCER!

CULTIVE ESTA IDÉIA!

ARCHIBADO PEÇANHA MARTINS- Salvador-BA

Vera lançou o seu jornal
Noticiando a Poesia,
Um orgulho Nacional
Na mensagem da Bahia. ...

SEXTILHAS DE CORDEL
Archibaldo Peçanha Martins
A VERA MARIA VIANA BORGES ,

Uma notável jornalista
editora de um grande jornal,
com muita fé de ofício
o vosso labor, o fanal,
ajudando os nossos irmãos,
tornando público, o cabedal.

O ASTRO VERA MARIA
Joaquim Francisco de Castro

“ASTRO & ESTRO” cantar
E beber-lhe a inspiração,
É como estender a mão
Aos amigos de além-mar
E como flores beijar
E lhes beber a doçura,
Aspira-lhes a candura
Em noites d' alvo luar.

Vera Maria Viana
Borges, d' alma linda e pura,
Muito alto, esta, alcandura
Em vôos de longa trana:
O sofrer da espécie humana
Vindo do mundo da usura,
Faz à Vera, a vida dura
Enquanto outrem se ufana...

O seu coração encerra
O mais belo da pureza:
Ama muito a natureza
E o todo lindo da serra.
Condena o vil da guerra
Feita pelos tubarões,
Que p'ra obterem milhões,
Degradam a santa terra.

Em “ASTROS & ESTROS” mostra
Vera Maria Viana,
Quão da beleza se ufana
E quão na amizade aposta.
Que a maldade a desgosta
E a falta de amor ao todo,
No que põe muito denodo,
Pois só no que é justo aposta!

FREI ZELIRIO P. MALACARNE -Santo André-SP

Vera, tudo bem com você? Esperamos através desta encontrá-la de bem com a vida, firme e feliz em suas atividades.
Ficamos muito contentes por receber seu maravilhoso Boletim. Esperamos que você continue nos enviando o mesmo. Parabéns pelos belos artigos, ricos em cultura e valores cristãos! Muito sucesso neste seu lindo trabalho, com os nossos melhores agradecimentos pelo envio do Boletim.
Estamos enviando-lhe exemplar de nossa revista “O Mensageiro de Santo Antônio” para sua apreciação. Divulgue a mesma entre seus amigos e conhecidos. Santo Antônio a recompensará, e intercederá junto a Deus muitas bênçãos e graças para você e sua família por este gesto de amor...
... Desde já muito obrigado por tudo! ...

 

 

WALTER SIQUEIRA-Campos-RJ
Faltam no Brasil, no momento atual, veícu
los para a divulgação cultural, sendo raríssimos os jornais que abrem espaço aos escritores e poetas sem restrições.
Ora, levando-se em conta as dificuldades e embargos impostos aos intelectuais brasileiros, um alternativo como “Astros & Estros”, que é editado pela professora Vera Maria Viana Borges, cumpre as suas finalidades...
Por apreciar sinceramente o trabalho que você desenvolve, não escolho dia nem hora para ler a sua revistinha, cujos textos me agradam muito.
Pode dar continuidade às suas atividades editoriais, porque jamais lhe faltará a boa receptividade de quantos sabem valorizar o esforço alheio.
Por outro lado o que você faz é motivo de orgulho para a comunidade de Bom Jesus do Itabapoana, onde a cultura exerce um papel importante na formação da mentalidade dos bonjesuenses. ...

 

ALOÍSIO BEZERRA-Fortaleza-CE

De doutrinas há carrada,
que buscam tantos ateus,
mas uma só foi deixada
por esse Cristo de Deus!
................................................
“ASTROS & ESTROS”- quão belo,
quão agradável de ler,
de versos sem paralelo,
que nos vão enriquecer!

“ASTROS & ESTROS”- bonito
boletim de afirmação,
um clarim, um sol, um grito,
um bálsamo ao coração!

Eu fui honrado, também,
com sua publicação
de minha trova que vem
convidar à reflexão!

Carnaval, eu te abomino:
estragas bens e dinheiro,
do mal és um forte ensino
tragando o Brasil inteiro!

Eu vi logo o seu retrato:
que família bela e boa!
Notei ser você de fato,
aquela santa pessoa!

E na cartrova que eu faço,
sorrindo nestes momentos,
vai o meu fraterno abraço
bem como AGRADECIMENTOS.

 


ALOÍSIO BEZERRA- Fortaleza-CE

Feliz Páscoa!
Neste mundo de defeito,
no perpassar destes anos,
vivemos sem ter direito
aos tais DIREITOS HUMANOS!

Essas constantes matanças,
o roubo e a imoralidade
navegam nas águas mansas
e negras da impunidade!
...........................................
Nem bombom, nem vadiagem,
nem chocolate, nem loa,
Páscoa é, mesmo, uma passagem
de vida má para boa!

“ASTROS & ESTROS” - sempre bom,
de fulgor que nos irmana,
face ao talento, esse dom,
de Vera Maria Viana!

Grato por publicação
da minha humilde cartrova,
bondade de um coração,
de amizade grande prova!

Do aperto da minha mão
normal, ainda não perra,
receba esta gratidão
do Aloísio Bezerra.


 

P. de PETRUS-Rio de Janeiro-RJ


Mais um ano que se finda e mais 03 anos do utilíssimo "Astros & Estros", após suas lutas e sofrimentos para ver à luz o Boletim Alternativo. É uma glória! Tivéssemos, todos nós, muitas VERAS MARIAS, como Você, trabalhando pela Cultura, Arte, Literatura Jornalística, beneficiando a nem sei quantos poetas, trovadores e amigos, com publicações de trabalhos seus, - muitas vezes de "graça"- e poucas vezes agradecendo tudo o que Você faz, reconhecendo-a pelo favorecimento. O seu IDEAL, Vera Maria, não tem preço que pague! Deus a proteja e ilumine o seu caminho hoje e sempre...

FRANCISCO C. ROCHA- Rio de Janeiro-RJ
“À Vera Maria... Grande Poetisa”

A “Astros & Estros” está tão bonitinha
E a cada mês mais caprichada fica...
E a Vera Maria, que é muito sabidinha,
Vai, aos poucos, “colorindo-a” mais rica!

E assim tem nascido “grandes revistinhas”:
De contos, de prosas, de trovas e belas poesias...
Elas são inúmeras... como lindas continhas,
A brilharem neste imenso Brasil, com fantasias!

Vera Maria aceite a minha grande admiração,
Por tão primorosa idéia - tão útil e notável...
Tu tens, sem dúvida, um belíssimo coração,
E como fina poetisa... és quase inimaginável!

Agradeço-te, embevecido, essa delicadeza,
Enviando-me todo mês, graciosamente, um exemplar...
E tudo o que fazes, temos absoluta certeza,
É puro, belo, agradável de se admirar!

Continue esta obra de valor tão invejável
Nascida dessa tua nobre inspiração...
Que a bênção do Senhor te seja incansável,
Iluminando, sempre, esse teu belo coração!

À Vera Maria Viana Borges, meu preito de gratidão pela sua amável atenção em me enviar, mensalmente, sem ônus, um primoroso exemplar da Revistinha “Astros & Estros”.

 

JOANA D' AGUSTINI MACHADO-São José do Calçado-ES

À Vera Maria, fundadora, editora e redatora de “Astros & Estros”:
ASTROS & ESTROS

Astros da rotina ao mundo infausto
Onde rebrilham ao clarão da luz,
Oceanos de raios que o mar conduz
Unem-se as estrelas num longo abraço.

Resplandecem os céus em noites turvas,
Luzindo em correntes mundo afora,
Pingos aureolados cor d' aurora,
Luar que se estende sobre as luvas.

Astros embebidos no licor
Das nuvens brancas, rosas e cetim.
Bruxuleia a doce luz nos confins
Onde as almas se encontram para o amor.

Estros que devoram com intensidade
Nosso peito palpitante na ilusão.
Amor infindo, canto, inspiração
Fonte vaporosa, eterna saudade.

Tenho a alma vibrante, uma loucura!
Adormeço sonhando como sonha a flor.
Tropeço, caio, levanto para o amor,
Sou forte amo a vida com ternura!

Devorei tão querido jornalzinho!
Obrigada pela lembrança afetuosa.
Sou das noites, meu verso todo em prosa.
Sou feliz como o pássaro em seu ninho!

 

 

JOAQUIM FRANCISCO DE CASTRO-Fânzeres- Gondomar-PORTUGAL

Desde que Astros & Estros despontou para os meus olhos, foi como que se uma nova estrela houvesse despontado no horizonte a dar mais luz e graça ao mundo da cultura, pela criatividade da autora que lhe deu a vida, e nele se revela infinitamente esplendorosa.
Pelo muito que me encanta e me seduz, aqui lhe manifesto a minha gratidão, pela honra que me confere, ao dar-me a oportunidade de usufruir da beleza das suas criações poéticas e literárias, que muito enriquecem a cultura brasileira e sensibilizam docemente a minha alma.
Ao meu muito obrigado, junto um poema que lhe dedico com muito carinho, a que acrescento um grande e fraternal abraço:

UMA ESTRELA LUMINOSA

Vera Maria Viana
Astros & Estros, criou,
E ao Brasil doou:
Muitas honras, muita fama.
P'ra ele, do mundo chama
Merecida veneração,
Ao dar do seu coração
Tanta luz e tanta chama.

É poetisa brilhante
Tanto quanto escritora,
Alma muito criadora,
Uma estrela cintilante!
Sua alma radiante
Se banha na poesia:
Com cada verso, alumia
Pelo mundo, o caminhante.

Astros & Estros, ergueu
Para o Brasil encantar,
Mas houve de ultrapassar
O lindo país que é o seu:
Honrou muito, não só o meu
Mas a língua portuguesa
Onde falada. Beleza
Vera Maria lhe deu.

A minha admiração
Vai para Vera Maria,
Por muito que à poesia
Cede do seu coração:
Com muita elevação
Que ela dá à cultura,
Amor, carinho e doçura
E muita veneração!

 

MÁRIO FARIA- Domingos Martins-ES
PARABÉNS VERA MARIA

ASTROS & ESTROS merece
No seu primeiro aninho
Abraços e muita prece
Com todo amor e carinho.

Este caminho gostoso
Que a todos leva a sonhar
Nos torna um ser vaidoso
De tanto amor propagar.
A “ORQUÍDEA”, os “MARTINENSES” e os “FLORIANENSES”, irmanados, abraçam cantando Parabéns para você......

 

 

   
 
 

 

Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com