Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com

 

SEJA BEM-VINDO!

CONVIDO-O, CARO VISITANTE, A UM DOCE E SUAVE REMÍGIO!

MERGULHE NESTE OCEANO DE EMOÇÕES!

ADENTRE NO MUNDO MÁGICO E ENCANTÁVEL DA POESIA!...

 

A alma do escritor, é plena de amor, ternura e encantamento. É envolvida, por grande porção de sutileza, transbordando o seu coração com os mais puros e profundos sentimentos. O poeta é um PROFETA. Transcendendo recebe inspiração e fala muitas vezes na língua dos ANJOS.

 
 
.......

Quando o poeta sonha, vivendo suas emoções, pode-se acreditar que ali existe um oásis de PAZ e AMOR. Nele há uma grande sensibilidade... Ao poeta que sonha, tudo é permitido e seus versos poderão ser faróis a iluminar as trevas da dor, do sofrimento, do ressentimento, da angústia, e, transportar o ser humano a um estágio de paz interior, afastando-o das neuroses, das descrenças, das discórdias, dos problemas sócio-econômicos e muitos outros. Ele será capaz de mudar o mundo,poderá mudar os rumos da humanidade...

Cultivar as LETRAS é trabalho pela grandeza e glória de um povo. Vivenciar a LITERATURA, é fugir das atribulações terrenas, é sublimar-se, ufanar-se é elevar-se às regiões da alma, da sensibilidade, é cultivar o espírito, é libertar a inteligência, é libertar-se da massificação e da violência.

   
 

.....

BIOGRAFIA

VERA MARIA VIANA BORGES, nasceu em ROSAL, distrito de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, a 29 de junho de 1944. Lecionou Língua Portuguesa durante 28 anos. Apaixonada pela LITERATURA, escreve em prosa e em verso desde criança; dedica-se também à Música e à Pintura.
Autora de:

HELENA (Prosa, Verso e Canções);
DE - VERAS... DI - VERSOS... (Trovas, Sonetos e Poemas);
TRILHAS POÉTICAS (Sonetos)
CIRCUNSTÂNCIAS (Poemas);
DEIXE CRISTO RENASCER (Sonetos com ilustrações);
ENQUANTO HOUVER TEMPO (Prosa);
TRAJETÓRIAS (Romance);
DAS BRUMAS DO PASSADO (HISTÓRIA)

.....

 

Participante de várias Antologias, dentre as quais destacam-se:
CHRISTMAS ANTHOLOGY (International Writers and Artists Association, (IWA) , Copyright Registration number 1-TX246-333 The Library of Congress);
MIL POETAS BRASILEIROS-página 1009 (Instituto de Poesia Internacional);
SELEÇÃO DE VOZES DA POESIA - ( Terceira Antologia Poética de “A FIGUEIRA”, páginas 187/188); POETAS BRASILEIROS - (by Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS - 1994, páginas 161/162).
Compositora de: Letra e Música do “HINO do Instituto de Educação Éber T. Figueiredo”; Hino da Academia Bonjesuense de Letras; Hino do Colégio Nossa Senhora de Natividade; Hino do Centro Educacional Santa Rita de Cássia; “ROSAS DE ROSAL”;“O PARAÍSO, GUARAPARI”; “VOCÊ”; “NOSSO AMOR”; “O OUTONO DE NOSSA VIDA”; “VALSA DOS IDOSOS”; “SOLIDÃO”; “QUANTA SAUDADE!” e outras...
Fundadora, Editora e Redatora de “ASTROS & ESTROS”, boletim alternativo em PROSA & POESIA, com circulação Nacional e Internacional.
Verbete- “ALMANAQUE LITERÁRIO” 1997 de Laís Costa Velho-página 21.
Participação: Noites de “CULTURA E ARTE” ; Corpo de Jurados dos VI e VII Festivais da Canção Popular - Promoções da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana; FEIRAS DE LITERATURA; MAIL ART SHOW - for a Society Free From Racism - December 1st to 30th, 1995 - (The International Writers and Artists Association and Bluffton College). Certification of Participation With HONOR and EXCELLENCE.
Entidades Culturais a que pertence:
Academia Bonjesuense de Letras, Academia Calçadense de Letras, Academia Itaocarense de Letras, Academia Marial de Aparecida-SP, International Writers and Artists Association (IWA), Academia Internacional de Letras, Clube Internacional da Boa Leitura, Academia Internacional de Heráldica e Genealogia, Academia Internacional de Ciências Humanísticas, Academia de Letras da Fronteira Sudoeste do RS, Academia de Trovadores da Fronteira Sudoeste do RS, Federação das Entidades Culturais Fronteiristas, Centro de Estudos e Difusão Cultural, Academia de Letras de Uruguaiana, Clube de Poesia de Uruguaiana, Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana, Associação Uruguaianense de Escritores e Editores.
 
 

Além da paixão pela Literatura, música e pintura está sempre às voltas com encenações e pecinhas teatrais...
Ilustra ela própria os seus trabalhos, idealizando e chegando à “arte final” das capas e ilustrações de seus livros.

Seu Poema “DOAÇÃO” foi publicado na capa da Revista “PARADISE” USA e no interior da mesma revista encontram-se seus sonetos “PAI” e “AÇÃO DE GRAÇAS”. Teve a gratíssima surpresa de ver seu soneto ilustrado “Deixe Cristo Renascer” numa das páginas de “CHRISTMAS ANTHOLOGY”- USA-1995.
As primeiras publicações- 05.08.1960: 04 Trovas no Jornal “A CIDADE de Campos, na Coluna do Professor e Poeta Walter Siqueira. 15.08.1961: no “Correio de Notícias”, Jornal da Federação dos Estudantes de Bom Jesus do Itabapoana, o poema "Dr. Roberto Silveira" cujos versos lhe valeram um prêmio do então Governador.
Foi Redatora do jornal “VOZ ESTUDANTIL”-Santo Eduardo-RJ, no ano de 1963. Fundadora , editora e redatora de “ASTROS & ESTROS”, Boletim Alternativo- Prosa & Poesia- com Circulação Nacional e Internacional.
Recebeu o “BREVET” de “ARGONAUTA”, de “VÔO CULTURAL”, indicação de Varlô Ôlo de Oliveira, como espalhador de cultura, em solenidade (03.03.98) no Rio de Janeiro.

Iniciou os Estudos de Música aos seis anos com o Professor Sebastião Ferreira, em Rosal. No Natal daquele mesmo ano executou “Noite Feliz”, à meia-noite, na Igreja de Santana. Participou de vários Shows- no Cine Monte Líbano, no Cine Rosal, no Cinema de Guaçuí e em todas as festinhas da escola e festas juninas daquelas redondezas além das apresentações dos Shows das memoráveis “Festa de Agosto”.
Em 1956, aos doze anos, na II Exposição Agro-Pecuária e Industrial por ocasião dos festejos de agosto, expôs 03 de suas telas, sendo uma de rosas e duas paisagens, além de se apresentar com suas colegas acordeonistas com número musical, sob a batuta do Maestro Sebastião Ferreira, conhecido popularmente como "Professor Bastião".

 
 
 
 
Desde a infância envolvida com as Artes escreveu os versinhos da lembrança de sua Primeira Comunhão... Acompanhou o desenrolar da História, marcando presença inclusive no momento político exaltando com sua obra, Juscelino , Roberto Silveira e muitos outros.
 

 

 

Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com