Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com

 

CORRESPONDÊNCIA

VERA MARIA VIANA BORGES

 

WALTER SIQUEIRA- Campos-RJ

"Astros & Estros" proporcionam-me excelentes momentos de espiritualidade e lirismo.
De há muito não convivia com versos (ritmos e rimas) de tanta beleza e sonoridades, como os de sua escolha.
A revistinha -diga-se de passagem- é democrática por excelência, porque abre as portas a todos os poetas, sejam de perto ou de longe.
É do seu feitio moral dar alegrias e fomentar os sonhos de todos aqueles que desejam fazer da vida um caminho de esperanças e de carinhos.
Admiro, pois, com entusiamo e vibração, o trabalho que você realiza em favor da literatura, particularmente em benefício da pobre poesia que os jornais brasileiros da atualidade recusa divulgar por um falso pudor...

 

P. de PETRUS-Rio de Janeiro-RJ

Esteja bem de saúde, em companhia de todos os seus.
Com imensa satisfação e orgulho tenho em mãos o Boletim Alternativo “ASTROS & ESTROS”-nº 7,que agradeço, não só pelo gentil oferecimento, como também, pela publicação do meu soneto “Desfile da Bandeira”, e trova na pág. 5, entre outros onze trovadores...
Sempre bem selecionados os Poemas e Trovas, é uma demonstração de que a Diretora-Redatora: Vera Maria Viana Borges, tem muito bom gosto e excepcional cuidado com o seu (nosso) “ASTROS & ESTROS”, quanto à perfeição e eficiência, na diagramação e na revisão, sem falhas. É uma vitória e um trabalho de grande valia. Parabéns, mais uma vez, pela exemplar tarefa editorial, que nos honra a todos nós!
Renovando os meus agradecimentos, desejo à insigne Diretora e Amiga Vera Maria Viana Borges e Família- um Feliz Natal e um grande Ano Novo.

 

P. de PETRUS-Rio de Janeiro-RJ

PAX
Desejo-lhe saúde, em companhia de todos os seus...
Leio o seu (nosso) Boletim Alternativo "Astros & Estros" nº 18 - outubro, novembro e dezembro/98 - que, mais uma vez venho agradecer-lhe pelo envio e publicação de 02 trovas minhas e carta, na pág. 06, destinada a todas correspondências que lhe chegam às mãos, num gesto muito nobre de sua parte, divulgando trovas, poesias e assuntos correlatos, deixando trovadores e seus amigos felizes, incluindo-me.
Mais um ano que se finda e mais 03 anos do utilíssimo "Astros & Estros", após suas lutas e sofrimentos para ver à luz o Boletim Alternativo. É uma glória! Tivéssemos, todos nós, muitas VERAS MARIAS, como Você, trabalhando pela Cultura, Arte, Literatura Jornalística, beneficiando a nem sei quantos poetas, trovadores e amigos, com publicações de trabalhos seus, - muitas vezes de "graça"- e poucas vezes agradecendo tudo o que Você faz, reconhecendo-a pelo favorecimento. O seu IDEAL, Vera Maria, não tem preço que pague! Deus a proteja e ilumine o seu caminho hoje e sempre...

 

P. de PETRUS-Rio de Janeiro-RJ

... Recebi o seu (nosso) “Astros & Estros”, n.º 11, que agradeço pela oferta, bem como pela publicação de um soneto e de uma trova de minha autoria.
“Poesia é Sentimento. É a manifestação do espírito imortal no divino que reside em suas profundezas. Independente de formas e circunstâncias, porque é uma emanação divina, um sopro de Deus sobre o Universo infinito. -Aparício Fernandes”.
E é com esse Sentimento, essa Poesia, que desponta para o estrelato infinito VERA MARIA VIANA BORGES, uma predestinada e idealista na Arte de escrever e poetar! Fundadora e Editora do mensário “Astros & Estros”, vê com galhardia e um sorriso nos lábios, transcorrer o seu primeiro aniversário de Fundação, a serviço da Arte e da Poesia, com requinte e esplendor jornalístico, para alegria de todos quantos figuram, graciosamente, em suas publicações.
Parabéns. Nosso aplauso incontido! Receba um abraço carinhoso, de sempre.

 

P. de PETRUS-Rio de Janeiro-RJ

... Lido o seu (nosso) “ASTROS & ESTROS”, nº 8, sinto-me orgulhoso e feliz, não apenas pelo seu oferecimento, como também pela publicação do meu soneto “DEUS”, pág. nº 5 em “SONETOS & ASTROS”, mas pela bondade e humildade sua, -grande Escritora, Poetisa, Jornalista e Acadêmica -, VeraMaria, em divulgar trabalhos de todo mundo... e sem que fossem solicitados e de graça! É gratificante o seu gesto e seu trabalho de alto nível poético-jornalístico! Muito obrigado, mesmo.
O exemplar nº 8, de “ASTROS & ESTROS”, está excelente. O “Editorial”, nota 10, com louvor.
Renovando meus sinceros agradecimentos, desejo-lhe, e à sua Família, Boas Festas e um grande 1997, com muita Paz, Saúde e Fortuna.

 

P. DE PETRUS-Rio de Janeiro-RJ

... Tenho em mãos o seu (nosso) ASTROS & ESTROS - Boletim Alternativo -nº 12, que agradeço pelo oferecimento, bem como pela publicação de meus textos e trovas. O seu Editorial, é um exemplo de tenacidade, e coragem inaudita a serviço da Cultura e da Arte Jornalística. Tudo perfeito. Sem máculas e sem deslizes, para alegria de quantos lêem Astros & Estros e nele figuram. Trabalho gigantesco e ao mesmo tempo simples e humilde, como é o coração de sua criadora VERA MARIA VIANA BORGES.
Não quero me alongar e nem repetir aquelas palavras de encômios gratos de todos os poetas e trovadores, inclusive deste seu amigo e sincero admirador. Deus a inspire sempre e mais. ...

 

CARLOS MOREIRA SANTOS - Pereira Barreto-SP

Acuso com imenso prazer e igual carinho o recebimento de “Astros & Estros”, precioso informativo com que você tão generosa e talentosamente premia aos amantes da Poesia. Nossa felicidade é significativa ao acompanharmos os resultados tão expressivos que vem alcançando com o mesmo, atingindo rapidamente o reconhecimento de todos que atuam na área literária, pois que sempre torcemos para que isso viesse a ocorrer, enobrecendo-se com isso a nobre arte.
“Astros & Estros” vai ganhando em conceito a cada edição e, conhecendo seus anseios em relação ao objetivo proposto, tenha certeza, partilho da sensação de realização que vai vivendo, o que amplia expressivamente o reconhecimento e gratidão por desfrutar de sua preciosa estima. ...

 

VARLÔ ÔLO DE OLIVEIRA-Rio de Janeiro-RJ

Ainda convalescendo das "safenas e mamária", reinicio meu afã de exaltar e aplaudir as luminares da Cultura, que brilham em nosso País.
Fundara a Ordem dos Argonautas, cujos membros escolhidos recebem o singelo, mas significativo "brevet" de argonauta, esse misto de príncipe e herói da tripulação de Jason, em busca do "Velo de Ouro".
Seu nome fez-se presente, como espalhador de cultura, prazerozamente por mim indicado.
Preciso de um seu breve currículo biobibliográfico para o Arquivo do nosso Vôo Cultural. A entrega prevista será em 03.03.98, dia do 3º aniversário do jornalzinho e 4º de sua Musa, Beatriz. ...

 

SÉRGIO BERNARDO-Nova Friburgo-RJ

Venho agradecer muitíssimo o envio dos últimos exemplares do "Astros & Estros", sempre criterioso na seleção dos textos a serem divulgados, além de pródigo na inclusão de excelentes autores. Aproveitando, agradeço-lhe a publicação de trovas minhas na seção "Estros & Trovas", o que muito me deixou feliz.
Também gostaria de lhe dirigir os meus mais sinceros parabéns pelas homenagens de que foi alvo em sua cidade, o que vem ratificar os seus já comprovados méritos na área da cultura.
No ensejo, transcrevo abaixo um soneto meu, que, sendo do seu agrado, poderia servir como colaboração para um dos próximos números de "Astros & Estros".
Com reiterados agradecimentos, despeço-me cumprimentando-a fraternalmente.

 

JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA-Salvador-BA

Vera Maria, poetisa, uso o momento de alegria para escrever esta carta. Tive uma rica manhã. Cedinho peguei a correspondência e deparei com o volume de impressos: "ASTROS & ESTROS". O nome, por si só inspira, de tão sugestivo. Conduz à leitura atenciosa. Li a outra correspondência (uma carta remetendo um livro de sonetos de um pernambucano que se chama Monte Lopes - o livro apenas folheei, a leitura será depois - e um outro boletim "POESIA" de Milton Costa, Alagoínhas, Bahia, meu conhecido de antes). Só aí abri o terceiro volume. De propósito deixara-o para o fim - sugestão do título, entenda.
Que alegria, senhora poetisa, que alegria. De logo constatei a seqüência e pus em ordem cronológica os volumes. Li o primeiro, trabalho a trabalho, ainda que com certa dificuldade (já não enxergo bem as letras miúdas). quando a leitura é boa, ainda que ardam os olhos, a gente vai ao fim. Uma surpresa: - a referência à Casa do Poeta Brasileiro em Salvador e a publicação de alguns dos premiados em nosso primeiro concurso, um destaque especial para o poeta Elcy Amorim, que, primeiro classificado na categoria soneto, não chegou a conhecer a premiação, a receber a medalha e o diploma. Deus o tem na glória dos poetas.
Tomo do segundo volume e encontro ainda a publicação de outros premiados no mesmo concurso e do meu soneto. Muito obrigado. O poema do Sérgio Bernardo - "TEMPOS FELIZES", foi muito elogiado. Não conheço o autor, não mantemos correspondência, creio que não compareceu ao segundo concurso. Outro poema também muito elogiado foi o do Newton Meyer Azevedo, "MEU BARCO". Este filiou-se à POEBRAS SALVADOR, e temo-nos correspondido.
Li, a seguir, os números 3 e 4. Tudo muito bom, material bem selecionado, e mesmo pesquisado no ontem. Luís Otávio; Bastos Tigre; Raul de Leoni; Raimundo Correia; Machado de Assis ( fui eu que mudei, minha amiga, o Natal é o mesmo, sempre mais bonito, festejado com maior alegria). Reli, com muito agrado, gente que aprendi a amar na adolescência. Que bom! Deus a abençoe.
Estou neste momento pensando o que devo mandar-lhe em agradecimento. O último livro é de contos. Penso que devo oferecer poesia... Vão a última publicação e o livro de sonetos, que, me parece, é a produção de seu maior agrado (também o nº 2 da Revista). Seus sonetos são ótimos e eu, ao lado de amar a poesia, venero o soneto.
Quero saber o custo da assinatura do ASTROS & ESTROS, para assiná-lo.
Um ano feliz, de muita poesia e trabalho.
(N. da R.: Não há custo, caro amigo, é tudo por amor à arte!)

 

ACADEMIA MARIAL DE APARECIDA-Santuário Nacional de N. Sra. da Conceição Aparecida-SP
Salve Maria!
Vimos, por meio desta, comunicar-lhe que recebemos sua doação dos boletins Astros & Estros, para a Academia Marial de Aparecida.
Em nome de Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, Presidente da Academia Marial, agradecemos sua doação, que enriquecerá o patrimônio cultural deste centro mariológico.
Já destinamos a doação para a Biblioteca da Academia, ficando à disposição dos pesquisadores e leitores que se interessam pelos diversos temas religiosos e marianos.
Auguramos que a Sra. continue perseverante em sua missão de sócia, trabalhando pela difusão da devoção mariana e pelo bem da Academia Marial.
Aproveitamos o ensejo para expressar-lhe nossos protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente,
Pe. Roberto Aparecido de Lima CSSR-Diretor

 

PREFEITURA MUNICIPAL de Bom Jesus do Itabapoana-RJ- Gabinete do Prefeito- HELITON DIAS PIMENTEL- Chefe de gabinete

Estava sentindo falta de "Astros & Estros". Sabia da razão de sua ausência, mas não me conformava com a carência literária que seu "descanso" me estava causando. Sentia-me órfão do belo e vazio do saber.
Astros & Estros, cara amiga, boletim no formato, boletim na finalidade de informação periódica da cultura, constitui-se, porém, denso e "volumoso" no seu rico conteúdo, capaz de produzir em nós conhecimentos, no campo da boa literatura, muito acima de alguns Diários renomados e de certos livros endeusados pela mídia.
Contudo, aqui estou não para elogios, já que outros o fazem com melhor linha e mais encômios; estou, sim, para colocar orgulhosamente meu nome no rol dos parabenizantes pelos 2 anos de existência de "Astros & Estros", desejando-lhe longa vida, a fim de continuar sendo luz de seus aficionados leitores.

 

MARIA THEREZA CAVALHEIRO-São Paulo-SP

Que bom receber suas notícias! Recebi com alegria "Astros & Estros"de janeiro a junho/98; obrigada. Já me preocupava com sua ausência e estava para lhe escrever. Agora descubro que, além de inspirada poeta, você é também musicista, compositora e artista plástica. Quantos talentos, atrás de tanta modéstia! Parabéns pela bela homenagem recebida na IX Noite de Cultura e Arte de Bom Jesus do Itabapoana! Bem disse Maria José Martins: "Feliz a cidade que faz da Cultura o seu instrumento de integração", e você realmente é um "patrimônio cultural e motivo de orgulho para Bom Jesus", como atestou "A Voz do Vale".
Grata pela publicação de uma trova minha, e alegrei-me também em encontrar uma de Colombina, minha tia-avó, em seu informativo poético. "Astros & Estros"continua, em seu segundo aniversário, a prestigiar poetas de todo o Brasil, sem olvidar os que já partiram para o mundo das estrelas.
Estou também "colocando em ordem a desordem", mas, ainda no meio da "poeira", apresso-me a lhe enviar o meu "Cabeça de Mulher", de contos, cujo lançamento você teve a gentileza de anunciar.
Obrigada por todas as suas gentilezas, sua constante atenção, sua generosidade.

 

JESSÉ NASCIMENTO - Rio de Janeiro-RJ

Recebi, com muita alegria, o sempre excelente “Astros & Estros”-Prosa & Poesia, n.º 09. ... Já na capa vislumbramos os ótimos trabalhos poéticos, com o seu belíssimo e profundo soneto “O Milagre da Paz”. Você é realmente um dos destaques da Poesia e o alternativo não está cada vez melhor porque sempre foi ótimo, desde o primeiro número...
Aceite, uma vez mais, meus parabéns e continue nesse esforço de difundir a boa literatura e contribuir para o aprimoramento de nossa cultura. ...

 

JORGE SARAIVA ANASTÁCIO-Rio Pomba-MG

É com grande júbilo que acusamos o recebimento do Boletim Alternativo “Astros & Estros” de n.º 09, em que contém nele primorosas composições em prosa e versos, destacando-se, por sua vez, dentre outros, o belo soneto de sua autoria intitulado “O Milagre da Paz”, que extravasa perfume de Hermetismo e sensível espiritualidade. Parabéns! ...
... Êxito, portanto, em seus elevados e constantes propósitos de bem servir à Humanidade, através da Literatura.

 

JESSÉ NASCIMENTO-Rio de Janeiro-RJ

Com alegria recebi ASTROS & ESTROS. Há algum tempo estava sentindo a ausência desse excelente alternativo e imaginava a existência de problemas que impediram sua edição. Eis que chegam, ao mesmo tempo, os dois exemplares dessa jóia da nossa cultura.
"ASTROS & ESTROS" traz, como sempre, ótimos trabalhos poéticos e informações culturais. São momentos preciosos os que dedico à leitura desse querido boletim.
Parabéns, Vera, pelas inúmeras homenagens que lhe foram prestadas em reconhecimento ao seu valor e talento, além de extraordinária divulgadora da cultura de Bom Jesus do Itabapoana e do Brasil.
Agradeço o incentivo ao reservar valioso espaço para publicação de uma de minhas trovas.
Meu reconhecimento, admiração e grande amizade.

 

JOAQUIM FRANCISCO DE CASTRO-Fânzeres- Gondomar-PORTUGAL

Desde que Astros & Estros despontou para os meus olhos, foi como que se uma nova estrela houvesse despontado no horizonte a dar mais luz e graça ao mundo da cultura, pela criatividade da autora que lhe deu a vida, e nele se revela infinitamente esplendorosa.
Pelo muito que me encanta e me seduz, aqui lhe manifesto a minha gratidão, pela honra que me confere, ao dar-me a oportunidade de usufruir da beleza das suas criações poéticas e literárias, que muito enriquecem a cultura brasileira e sensibilizam docemente a minha alma.
Ao meu muito obrigado, junto um poema que lhe dedico com muito carinho, a que acrescento um grande e fraternal abraço:

UMA ESTRELA LUMINOSA

Vera Maria Viana
Astros & Estros, criou,
E ao Brasil doou:
Muitas honras, muita fama.
P'ra ele, do mundo chama
Merecida veneração,
Ao dar do seu coração
Tanta luz e tanta chama.

É poetisa brilhante
Tanto quanto escritora,
Alma muito criadora,
Uma estrela cintilante!
Sua alma radiante
Se banha na poesia:
Com cada verso, alumia
Pelo mundo, o caminhante.

Astros & Estros, ergueu
Para o Brasil encantar,
Mas houve de ultrapassar
O lindo país que é o seu:
Honrou muito, não só o meu
Mas a língua portuguesa
Onde falada. Beleza
Vera Maria lhe deu.

A minha admiração
Vai para Vera Maria,
Por muito que à poesia
Cede do seu coração:
Com muita elevação
Que ela dá à cultura,
Amor, carinho e doçura
E muita veneração!

 

OSWALDO AUGUSTO DE FREITAS-Rio de Janeiro-RJ

ASTROS & ESTROS está completando seu primeiro aniversário. Fruto da inteligência, tenacidade e dedicação de sua criadora, Vera Maria, a revista vai se tornando conhecida, conquistando, cada vez mais leitores, ampliando seu espaço, pela leveza dos assuntos inseridos, sempre recheada de poemas, sonetos e trovas, inclusive da sua lavra, poesias bem selecionadas, de plena beleza, incluindo também temas religiosos, tudo reflexo da alma boa, sensível e nobre da incansável Vera Maria.
A feitura de uma revista, é uma atividade super absorvente, exigindo redobrada atenção e acuidade na área das comunicações e das interligações com os núcleos culturais. Mas Vera Maria vem desempenhando esplendidamente seu mister projetando Astros & Estros, de leitura agradável, suave e amena, sempre recebida e manuseada com satisfação. .

 


HUMBERTO DEL MAESTRO-LITERATURA & ARTE-Serra-ES

Astros & Estros nº 12, sob a condução da fada madrinha Vera Maria Viana Borges, trazendo uma série de informações importantes, que passo a transmitir: -Os 75 anos de existência da Lira 14 de Julho, de Rosal, sua terra; o cinqüentenário de fundação do Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana e os cinqüenta anos de literatura da excelsa poetisa Maria Thereza Cavalheiro, que deve ter debutado, na poesia, ainda no berço. E outros informes mais teria a acrescentar. Além disso, Vera não se esquece de adornar o alternativo com artigos, crônicas e muita poesia. ...


MIGUEL RUSSOWSKY-Joaçaba-SC

Vejo, com muita satisfação que Astros & Estros, é um boletim que procura exaltar a boa poesia e ainda faz menções mais positivas para a poesia clássica. Congratulo-me com a senhora!
Além disso dá destaque especial ao Soneto, que é ao meu entender, a forma de poesia clássica que requer mais empenho, maior engenho, maior paciência e perfeição, na elaboração.
Nós os mais antigos na poesia dizemos que quem não passou pelo “vestibular do Soneto” ainda não penetrou de corpo inteiro na poesia.
Eu considero a Poesia livre e moderna um direito, apenas para os que transitaram pela Poesia Clássica, e não o inverso como está acontecendo.
A poesia não pode ser- preguiça- guiando a mão do artista. Ela exige, mesmo na pequena trova, no haicai, ou na diminuta frase-poética aquela estudada elaboração da sensibilidade que vai visar o deleite do leitor, simultaneamente à satisfação do autor pelos êxitos alcançados.
Nestes particulares é que me parece que ASTROS & ESTROS traçou seu objetivo.
Por isso, é que o conjunto dos textos deste Boletim Alternativo começa a merecer aplausos e a aceitação das comunidades competentes.
Peço pedão por não saber escrever à máquina e ter deteriorado tanto a caligrafia nesta minha profissão. (Sou do tempo em que não havia livros em língua portuguesa para o ensino da Medicina... e vá... tomar anotações...)
Segue um soneto, que não pretende obrigatoriedade do Boletim publicá-lo e a trova do verso do envelope, nas mesmas condições. São colaborações despretenciosas.
Votos de felicidades à senhora, ao mesmo tempo que ofereço a minha irrestrita amizade e aplausos pelo seu talento.

 

JORGE SARAIVA ANASTÁCIO-Rio Pomba-MG

Temos divulgado muito o Boletim ASTROS & ESTROS nos meios literários, por ser uma preciosa seleta, produto promanado de pessoa culta e vocacionada. Agradecemos aqui os boletins recebidos, sempre vindos em nossas mãos com muito carinho.
Abriram alguns concursos literários, em Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, podendo a senhora participar com seus belos e fascinantes versos. Poetisa por vocação e amor. Parabéns! Seguem para a senhora 3(três) poesias, ainda inéditas, para, querendo e por especial favor, queira publicar, principalmente em se tratando de DEUS, o SER que tanto amamos e por quem damos a vida...


JOAQUIM FRANCISCO DE CASTRO-FÂNZERES-PORTUGAL
Sempre que o brilhante retrato de sua alma a que deu o nome de “ASTROS & ESTROS” me chega, deslumbram-se os encantos que transmite e chego à profundeza da sua graça através do belo e da poesia que constrói. Senhora possuída de uma alma enorme e pura, dá para o mundo aonde o faz chegar com as suas criações, doces lições de amor e de humanismo, bandeira da muralha defensiva dos mais carenciados de todo Universo.
À minha admiração e profundo respeito, junto o poema “ASTROS & ESTROS ESTRELA LUMINOSA” que lhe dedico com muita amizade, e aqui lhe reitero votos de felicidade e muito feliz Natal, com um amigo abraço.

 

UMA ESTRELA LUMINOSA

Astros & Estros, de Vera Maria
Viana Borges, do lindo Brasil,
Atravessado o mar, encanta a penedia,
Deslumbra todo outeiro e alcantil.

Retrata a linda alma deslumbrante
Da ilustre poetisa e escritora
Cujo brilho assume o retumbante
De que a lua é muito devedora.

Na sua alma, brilha a poesia
De que Astros & Estros é enfeitado
No jeito sublime que alumia
O espaço Universal onde é mandado.

Da poetisa, a arte, muito brilha
No seu Astros & Estros deslumbrante
Que os caminhos da luz e amor, trilha
E a gosto seu, aponta ao semelhante.

Sempre que ao meu cantinho, Astros & Estros
Chega, muito deslumbra a minha alma!
Por tanto que me encantam os seus prestos,
Ergo a Vera Maria: linda palma.

Porque o dia da paz vem a caminho
Do todo grande espaço Universal,
Para Vera Maria, num raminho,
Mando votos de muito Feliz Natal.

 

ALOÍSIO BEZERRA- Fortaleza-CE

Só depois de muitos dias,
estressado no escrever,
volto, em ânsias e alegrias,
hoje a me corresponder!

ASTROS & ESTROS, refulgente,
suavizando-nos tristezas...
Quanto agrada a tanta gente
com notícias e belezas!

Eu fui, nele muito honrado
- cartrova, soneto e trova -
face ao gesto delicado
de quem amizade prova! (Muito obrigado!)

Ainda há gente, no mundo,
- e isso é bom dizer -
que, feliz e bem profundo,
a outrem sabe fazer!

e, a cartrova, terminando
com mil votos de ventura,
um grande abraço lhe mando,
ó inefável criatura.

 

 

Slide Down Menu HTML by Css3Menu.com